Repressão contra arte urbana

Prof. Dr. Alexandre Barbosa Pereira e Thiago Vaz em palestra na UFABC sobre a repressão e a criminalização da arte urbana em São Paulo.

Artistas e ativistas de arte urbana estão sofrendo repressão e perseguição desde o mês janeiro  de 2017 por causa de uma agenda política para o marketing espontâneo de governos municipais da região metropolitana de São Paulo, que está pautada no cerceamento das expressões  estéticas  e performáticas manifestadas no espaço público urbano por artistas urbanos – grafiteiros, escritores de graffiti,  pichadores e pixadores. O destaque é da capital paulista que motivou a detenção de dezenas de artistas urbanos num período de três meses e que em tempo recorde sancionou  o projeto de endurecimento da lei para crimes contra o patrimônio público e privado e crime ambiental, previstos aos atos de transgressão de artistas e ativistas que exploram o espaço público para reivindicar o direito à cidade – (ver repercussão desse assunto em resultados de pesquisa).

Os palestrantes do encontro foram o artista urbano Thiago Vaz e o doutor em Antropologia Social, professor Alexandre Barbosa Pereira. Ambos compuseram uma mesa que discutiu o assunto junto aos alunos da Universidade Federal do ABC no campus de Ciências e Humanidades, em São Bernardo do Campo, e que resultou numa conversa construtiva e colaborativa quanto à produção de conhecimento com a temática que merece um maior apreço nos ambientes escolares, desde a base no ensino médio até as mais nobres titulações acadêmicas.

Ficou claro que não se pode negar o evidente interesse das novas gerações sobre o conhecimento das manifestações estéticas e radicais das artes urbanas que interferem na vida social contemporânea – dado o apogeu dessa linguagem artística em pleno século XXI.

O artista Urbano e idealizador da ELAU – Escola Livre de Artes Urbanas -, Thiago Vaz, exibiu uma mostra das manifestações de arte urbana existente no mundo todo e endossou à necessidade das obras de arte não encomendada que surgem a todo o momento e em todo o mundo, graças a ousadia de artistas irreverentes, contemporâneos desse movimento de arte que não para de crescer.

O professor e doutor Alexandre Barbosa Pereira apresentou a sua pesquisa sobre o circuito do movimento do pixo de toda a região metropolitana de São Paulo. E abarcou em sua análise as implicações sociais as quais envolvem os pixadores da velha e da nova escola desse seguimento estético e de códigos de conduta peculiares que se difere das de outros lugares do mundo, considerando os diversos aspectos da cultura de periferia predominante nessa rede social off-line –  conforme a denominação do professor.

Após a conversa, Thiago Vaz realizou uma intervenção de pôsteres com técnica de lambe-lambe em mobiliários da universidade.

Oficina e intervenção de lambe lambe em mobiliários da UFABC

 

 

 

Artistic interference 7 km/h

The public space in the city is aggressive with the constant presence of urban elements, as the transit signs to cars between other things.

With the proposal to humanizing the city, the visual artist Thiago Vaz does artistic interference in public space from underground of São Paulo city with transit object for signalization to velocity limited walking, with installation from traffic signal of 7km/h for pedestrian.

interferência 7km/h na Free Beats, Viaduto do Chá, SPinterferência 7km/h na Free Beats, Viaduto do Chá, SP

O espaço público no âmbito da cidade é agressivamente marcado com sinalizações de trânsito para
o ordenamento urbano, considerando os sujeitos elementares que o compõe: veículos automotores,
bicicletas e pedestres.

A massiva presença de elementos físicos e iconográficos de sinalização de
trânsito, dá o tom visual de uma cidade automobilística, como se ela fosse pensada somente para
carros. Seguindo esse ponto vista o artista Thiago Vaz traz para o espaço público a proposta de
humanizar a cidade com uma sinalização de trânsito também para o pedestre.

Considerando a mobilização expressiva do pedestre na cidade de São Paulo, porém com espaços
bem mais reduzidos comparado aos dos veículos automotores, a obra reivindica o direito à cidade:
até que ponto a cidade oferece políticas púbicas efetivas ao pedestre, além da própria faixa de pedestre?
Como está a situação das calçadas e dos passeios urbanos?

E com uma dose de humor a obra ironiza a pressa do pedestre paulistano, que caminha cerca de 4
km/h para atender as demandas inesgotáveis do cotidiano, porém a velocidade máxima permitida
sugerida pela poesia da interferência, é de 7 km/h.

Interferência com placa de sinalização de pedestre no Largo da Batata metrô Faria Lima SP

interferência 7km/h na Passagem literária da Consolação, em São Paulo

mural TERRITÓRIOS ESPACIAIS

Invitation: Paint mural in the public space SPATIAL TERRITORIES, by Thiago Vaz

Cartaz_arte_05

Thiago Vaz apresenta:

Pintura mural no espaço público

Local: Parque Municipal Espaço Verde Chico Mendes

Inauguração 30/01/2016 às 10:00hs

AV. Fernando Simonsen, 566, Bairro Cerâmica São Caetano do Sul, SP – BR

 

Localização do mural: Túnel de acesso entre os parques Chico Mendes e Catarina Scarparo

Instalação SURGIMENTE

Exhibition and installation site especific SURGIMENTE, São Paulo – BR, year 2015.

 

apresenta_obra

A exposição SURGIMENTE (23/09 -23/10/2015) se trata de instalação site specific que atualmente ocupa a entrada do prédio do Atelier Amarelinho da Luz – Pessoal do Faroeste.  A obra permanece no prédio e está passiva de receber interferências, como as que foram feitas por artistas de coletivos residentes na ocupação.

 

Artistic Residence in occupation of historic building in the central region from São Paulo city.

Residência/ocupação artística no Atelier Amarelinho da Luz Pessoal do Faroeste

Do início de 2015 Thiago Vaz esteve como artista residente no Atelier Amarelinho da Luz Pessoal do Faroeste, situado no centro de São Paulo. Prédio histórico de grande relevância artística para a cidade de São Paulo quando se tornara, no ano de 2005, o Atelier Amarelo, que teve a curadoria da artista Maria Bonomi, que na época proporcionou a comunhão de importantes artistas.

Hoje, o espaço se configura num formato de ocupação artística mais abrangente, recebendo artistas dos mais diversos fragmentos da capital paulista.

Neste novo período de residência/ocupação artístico no prédio em questão, houve o surgimento da Escola Livre de Artes urbanas, a ELAU SP, um desdobramento dos coletivos Substancial e Graffiti com Pipoca, sob a idealização de Thiago Vaz. A vivência também culminou em outras experimentações artísticas vivenciadas no centro de São Paulo, compartilhando sensações diversas com a população frequentadora da então denomiada, pejorativamente, como Cracolândia.

 

 

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Exhibition HOHENRAUSCH 2015 – The Mistery of the Birds – Linz AT

International Exhibition contemporary art, HOHENRAUSCH 2015, 28 may – 18 October, at the invitation from OOKulturQuartier, where I did Artistic Residence for 56 days in Linz, Austria.
Opened exhibition in OK Museum with work MATHAMORPHOSE 2015, painting from pulverization about wall. And open exhibition in ÖAMTC to site especifc ADAPTATION, inside space in ÖAMTC (Austrian Automobile, Motorcycle and Touring Club). Was very nice be in Linz.

…Hohenrausch2015
…Hohenrausch2015 Linz AT
…Hohenrausch2015 Linz AT
…Hohenrausch2015 Linz AT
…Hohenrausch2015
…Hohenrausch2015 Linz AT
…Hohenrausch2015
…Hohenrausch2015
…Hohenrausch2015
…Hohenrausch2015 Linz AT
…Hohenrausch2015 Linz AT
…Hohenrausch2015 Linz AT
…Hohenrausch2015 Linz AT
…Hohenrausch2015 Linz AT
…Hohenrausch2015 Linz AT
…Hohenrausch2015 Linz AT

Thiago Vaz participa de exposição internacional “HOHENRAUSCH – The mistery of the birds”, no OK Museum, na cidade de Linz, Áustria, a convite do OK Museum OOKulturQuartier, onde fez Residência artística por 56 dias, no Salzant Artistic Residence e criou uma instalação de site-especific no clube automobilístico da Áustria – ÖAMTC; com a obra “Adaptation”, projeto incluso nas ações da exposição Hohenrausch 2015.