Mural na Praça Marechal Deodoro reflete a solidariedade entre as pessoas em situação de rua

Em maio de 2022, o artista Thiago Vaz realizou a pintura de um mural nos tapumes que cobrem a estrutura da escada de acesso ao elevado Costa e Silva (o famoso Minhocão) a convite da SP Urbanismo. Este acesso fica situado ao lado da praça Marechal Deodoro, na região centro-oeste da cidade de São Paulo.

A pintura do mural contou com o apoio de empresas contratadas pela SP Urbanismo e com a participação e colaboração do artista, Bruno Will. O tema da pintura foi de livre criação de Thiago Vaz que em visitas técnicas no espaço, percebeu a dinâmica do local, diante da situação crescente das pessoas em situação de rua que ocupam a praça. O artista decidiu representar a solidariedade que as pessoas nessa situação tem umas com as outras, tanto que durante a execução da pintura, Thiago e Will recebiam oferta de marmitas das pessoas que ocupavam a praça.

O que ficou muito claro é que o mundo segue nessa discrepância crescente entre povos que quase não tem o que comer e mesmo assim divide o que tem; com as outras tantas pessoas que tem de tudo e querem mais, sem dividir o que tem, e em muitos casos não oferecem nem mesmo o acesso à água potável.

Portanto, o mural reflete essa luz da lamparina que temos que compartilhar constantemente entre nós, para que a escuridão do egoísmo não nos assombre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...