OCUPAÇÃO COM INTERVENÇÕES ARTÍSTICA NA UFABC

A obra Los Primus na Ocupação Artística UFABC 2021.

Em outubro de 2021 o artista visual, Thiago Vaz, realizou junto a outros artistas da Região do Grande ABC e São Paulo, a ocupação artística com intervenções de arte urbana no saguão do bloco Beta do Campus de São Bernardo do Campo, da Universidade Federal do ABC (UFABC).

A ocupação foi realizada com o apoio da Associação de Docentes da UFABC (ADUFABC) que celebrou seus 10 anos de atividade e os 15 anos da UFABC, e em parceria com o Comitê Centenário Paulo Freire no ABCDMRR, celebrou o centenário de Paulo Freire com a pintura de murais em sua homenagem na ocupação; e também a ONG Ação Educativa — no âmbito do Encontro Estéticas das Periferias 2021.

Nessa ocupação, Thiago Vaz contribuiu com a pintura de seus poéticos visuais, Los Primus, que retrataram a transmissão de conhecimento e saberes populares entre si até que uma dessas personagens pudesse adentrar uma das janelas de vidro que dá acesso à biblioteca do Campus. De maneira lúdica, a obra enfatiza o percurso que jovens periféricos, quilombolas, caipiras e indígenas levam para a universidade quando ousam acessá-la, na intenção de proporcionar a troca de conhecimentos e saberes em meio a universidade pública.

Os artistas que realizaram as intervenções foram Bete Nóbrega (São Paulo/SP), Daniel Melim (São Bernardo do Campo/SP), Kel (Mauá/SP), Mel Zabunov (São Bernardo do Campo/SP) e Thiago Vaz (Ribeirão Pires/SP).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...